Por Adrianna Ribeiro
Futebol, Política e Religião.
Tópicos sagrados que não se discute. E quando se é burro bastante para fazê-lo, sempre acaba se metendo numa furada, ou numa briga (nem que seja verbal).
Mas nos últimos anos tenho observado que as pessoas defendem cada vez mais ideologias – ou seriam apenas meras idéias – passionalmente, sem se dar conta daquilo que estão ‘vendendo’.
Quase todo final de semana, bate alguém a minha porta e me pede que eu lhe conceda alguns minutos do meu tempo para que ele (ou ela) me fale de seu Deus.
Não sabia que Deus estava a venda? Quanto será que custa um? Mais do que aquela viagem pra ver o Mickey na Disney, uh?
Caraca! Meu, Teu, Seu… Deus, pela própria definição do termo não deveria ser maior do que nós, vós e eles?
Reflito, e percebo, que não tenho um Deus. Mas acredito em Deus.
Tudo bem. Voltei ao tópico caliente. Cada macaco no seu galho. Sei que o monoteísta acredita que Deus é único, e que o politeísta acredita que Deus se revela através de várias faces, a quem chamam de Deuses ou Divindades.
Outro assunto tópico polêmico dentro do mesmo tema.
Deus ou Deusa? Isso importa? Caramba, essa força… essa energia que nos une e nos per-meia, é assexuada e pode ser chamada de qualquer coisa. Deus. Deusa. Jeová. Alá. Midi-clorians. Exagerei?
Em sua eterna sabedoria, Shakespeare já dizia que “Se a rosa tivesse outro nome, ainda as-sim teria o mesmo perfume.” Ou seja, chamar uma rosa por outro nome não altera sua essência.
Então, não deveríamos estar mais preocupados em fazer o bem e agradecer a dádiva da vida, a qual recebemos deste ser maior, através de bons atos e de amor ao próximo do que apontar o dedo e criticar a forma de expressão da fé alheia?
A quem interessa no que eu acredito? Se não a mim e a ele (ou ela) a quem reverencio.
E quanto mais penso a respeito, mais percebo que a essência de Deus é única, não tem ti-me de futebol e não está venda. Ah, e de que pouco de importo qual é seu nome.
Sei que você tá curioso! Mas eu vou te contar um segredo!
Nem precisa medir os midi-clorians… O Yoda já disse que eu não tenho aptidão para ser Jedi. Melhor falar com o Chewie!